Oi pessoas, tudo bem com vocês? Estou mudando um pouco o estilo dos posts e hoje vim trazer a resenha de um livro que é queridinho de muita gente e estava presente na minha lista da Maratona Literária. Vamos conferir?
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 428
Ano de publicação: 2011
Adicione: Skoob e Goodreads
Adquira: Saraiva ♥ Amazon ♥ Submarino
SINOPSE: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é o primeiro romance da inglesa Sophie Kinsella. É a história de uma jornalista financeira que durante o dia, ensina às pessoas como administrar seu dinheiro e no fim-de-semana, transforma-se em uma consumidora compulsiva, fugindo do gerente do seu banco e com muitas dívidas. Rebecca Bloom não resiste uma liquidação! Quanto mais inútil, melhor! Para ela, o mundo todo enxerga os detalhes da alça de seu sutiã, combinando com as cores de seus sapatos. Mas seu salário nunca é suficiente para pagar suas extravagâncias. Endividada até a alma, Rebecca, ou Becky, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é um pouco da história de todas as pessoas para as quais comprar é quase uma terapia, a resposta para todos os problemas, mesmo criando outros piores ainda. Entre eles, inventar a próxima desculpa para o gerente do banco: - "Meu pé quebrou! Você não recebeu meu cheque? Meu cachorro morreu!", são alguns dos argumentos usados por Becky para enrolar seu gerente Derek Smeath. Mas a personagem de Sophie Kinsella não é apenas uma ´´material girl´´ que só pensa em dinheiro e futilidades. Rebecca é sensível, carinhosa e extremamente otimista. Com essas qualidades, ela vai fazer de tudo para resolver seu problema. Primeiro, tenta reduzir seus gastos a zero, o que logicamente, não funciona. Diante disso, ela resolve que precisa ganhar mais dinheiro, mesmo sabendo que seu emprego está ameaçado. Nos delírios de consumo de Becky, todos os seus problemas se resolveriam de imediato ao ganhar na loteria, ou se um completo estranho pagasse sua conta do Visa - por engano, claro. Como se não bastasse, em meio a tanta confusão, Becky ainda arruma tempo para se apaixonar pelo sedutor - e expert em finanças - Luke Brandon. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é um divertido romance, que retrata com perfeição grande parte das mulheres que conhecemos.
É o primeiro contato que tenho com os livros da Sophie e posso dizer que adorei a experiência. Não costumo ler chick-lits mas com certeza vou adicionar toda a série da Becky em minha lista. Conheci através do filme e me surpreendi com a quantidade de mudanças na história. Claro, ótimas mudanças que agregaram ainda mais em minha leitura.
Como é de se imaginar, a história gira em torno da carismática e um pouco maluquinha Rebecca Bloom, uma mulher que é simplesmente viciada em compras. Roupas, sapatos, maquiagem, cosméticos... nada escapa do cartão de crédito dessa mulher. Consequentemente suas contas ganham proporções astronômicas que seu salário de jornalista não consegue acompanhar. Ah, claro, afundada até o último fiozinho de cabelo em dívidas, Becky não podia deixar de ser uma jornalista de finanças. Isso mesmo, uma shopaholic que ganha a vida dizendo às pessoas o que fazer com seu dinheiro.
Se isso não fosse o suficiente para alcançar uma história divertidíssima, ainda temos os encontros fracassados de Becky, sua colega de trabalho irritante, as conferências entediantes de finanças que servem para beber champanhe e, óbvio, um romance.
A escrita de Sophie é fluída e engraçada, e eu adorei a construção do livro - os capítulos alternam entre o ponto de vista da Becky e suas correspondências. Apesar de meio irritante às vezes (Por que você não paga essas contas, mulher?!) eu criei uma enorme empatia com a Becky e todos seus problemas, afinal, como é possível deixar de lado uma boa promoção?
Um ponto que achei super positivo mas que pode desagradar alguns leitores ávidos por uma história de amor é que nesse primeiro volume a história não é tããão focada no romance. Obviamente ele acontece, mas a autora dá muito mais ênfase em apresentar a Becky e desenvolver o seu lado profissional como jornalista. Achei isso perfeito porque, julgando a vida de Becky, realmente não havia muito espaço para uma grande dose de romance ali. A única parte que achei um pouco "negativa" é que a Sophie demorou um pouco para descrever a aparência física de Luke Brandon e por ele ser apresentado como um "dono de empresa milionário e com diversos funcionários", a minha cabecinha cheia de estereótipos imaginou ele velho. Em alguns trechos a Becky demonstrava interesse sobre ele e eu pensava "Miga, ele deve ter idade para ser seu avô" hahaha felizmente consegui desconstruir essa imagem ao longo da leitura e tudo ficou bem.
Ademais, dei muita risada com esse livro e recomendo para quem curte chick-lit ou deseja começar a ler esse gênero. Becky Bloom é uma protagonista incrível e estou louca para conferir os próximos livros da série.
Vocês já leram esse livro? Gostaram? Me contem nos comentários ♥
Ola!! :)
ResponderExcluirEu confesso que nao conhecia este livro ainda. Mas ainda bem que apreciaste a lwitura no ambito da maratona literaria!
Bem, acho otimo que o lado profissional seja bem desenvolvido e tambem que a escrita seja tao fluida e engracada. Mesmo nao sendo fa do genero..
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá!
ResponderExcluirAdoro a Sophie Kinsella. Acho que a história é divertida e Becky é bem doidinha, mas confesso que me incomodou um pouco os excessos dela. Em algumas passagens o exagero torna-se até chatinho.
Beijos!
Camila de Moraes
Paguei muitos micos no metrô por conta deste livro, era muito cômico e me levou a inúmeras risadas. O filme eu já não achei tão engraçado como o livro.
ResponderExcluirBjs, Rose
Que bom que a história não é tao focada no romance nesse volume, porque eu realmente não estou tão fascinada por romances ultimamente. Mas os fatos de: ser uma narrativa bem humorada e com uma personagem mais ainda, me fazem querer ler algo dessa autora e assistir o filme também!
ResponderExcluirBeijos.
Oi.
ResponderExcluirAdoro a Sophie, mas admito que esse livro não supriu minhas expectativas, já li melhores e mais divertidos escritos pela autora. Meu primeiro contato com ela não foi através desse livro, se isso tivesse acontecido talvez eu não me frustrasse tanto :(
Me incomodou os exageros de consumo da protagonista, achei forçado demais.
Beijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEU amo a escrita da Sophie Kinsella, sempre tive curiosidade por essa serie, e espero ler em breve. Pela sua resenha notei que esse é mais um livro que ou curtir e rir horrores.
Beijos
Karina, eu nunca li nada da Sophie, mas já ouvi falar que a escrita dela é muito gostosa de ler.
ResponderExcluirAchei a pegada da história bem divertida e fiquei interessada em ler.
Nossa, esse livro tem 428 páginas? Uma pessoa viciada em compras deve ter muito o que dizer. Não duvido que seja uma história divertida e muito rápida de ler.
ResponderExcluir