22 de jan. de 2018

Resenha: Legião de William Peter Blatty

| |

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vim trazer a resenha de uma leitura que eu finalizei recentemente e ainda estou com sentimentos mistos em relação a ela hahaha vou explicar um pouco melhor ao longo do post.
Primeiramente, o livro é Legião do William Peter Blatty e é nada menos que a continuação de O Exorcista, o livro que conta a história da menina Regan que foi possuída e deu origem ao filme. Quem não conhece O Exorcista, não é mesmo?


Apesar de não ser uma leitora muito assídua de livros de terror, O Exorcista acabou se tornando um dos meus livros favoritos! Logo, eu estava bem animada em ler a continuação, até porque pela sinopse a gente não encontra muita ligação com a história da Regan, então fiquei bem curiosa para saber qual seria a relação entre as duas obras.
Vamos à sinopse oficial:

Baby Baphomet, o retorno
O detetive William F. Kinderman está de volta, investigando uma série de assassinatos brutais  entre eles, a abominável crucificação de um garoto de apenas doze anos de idade. O modus operandi dos crimes parece indicar a assinatura de um serial killer. Mas como solucionar um caso em que o principal suspeito está morto há mais de uma década?


É difícil falar mais sobre o enredo sem dar spoiler, então a premissa inicial é basicamente essa: o detetive Kinderman está envolvido em um novo caso em que as marcas dos assassinatos remetem a um serial killer que já foi morto.
Como eu já esperava (e foi essa uma das razões para eu ler esse livro), a história tem um grande apelo ao poder do cérebro humano, em que as "entidades" não precisam ser interpretadas necessariamente como forças sobrenaturais mas sim como forças do próprio subconsciente. Esse aspecto foi bastante trabalhado porque as investigações de Kinderman levaram-no até um hospital psiquiátrico, onde muitos dos pacientes e até mesmo funcionários eram possíveis suspeitos do crime.



Além disso, outra coisa que gostei bastante é que o detetive desviava o foco da história (em momentos bem tensos às vezes, confesso hahaha) para divagar um pouco sobre suas concepções acerca do mal e da existência de Deus. Apesar de ter me irritado com essa distração em alguns pontos da história, no final todas essas "teorias" de Kinderman se encaixam perfeitamente com o desfecho da história, deixando a gente com aquela sensação de mind blown.
Eu depois do epílogo
Ainda que o livro tenha seus pontos positivos, não posso deixar de lado um de seus piores defeitos: a leitura arrastada. Por mais que o livro não seja grande (tem 300 páginas), as primeiras 200 folhas poderiam facilmente serem sintetizadas em umas 70, sem perder nenhum conteúdo. Senti que o autor se demorou muito na introdução da história e o fim acabou acontecendo muito rápido. Pelo menos, as últimas 100 páginas fizeram a leitura valer a pena hehe


A respeito da ligação com O Exorcista, eu achei a sacada muito boa, mas não gostei muito de terem perturbado a paz de um certo personagem do primeiro livro hahaha só lendo os dois livros dá para entender.



Considerações finais sobre a história: Um bom livro, Definitivamente não tão bom como O Exorcista, e acredito que seja por isso que muitas pessoas o avaliam mal. A leitura não me deu medo, acho que Legião puxou mais para o suspense do que para o terror, mas o final fez a lentidão inicial valer a pena. Recomendo para quem gostou de O Exorcista e sente falta do "terror literalmente psicológico" característico de William P. Blatty.

Considerações finais sobre a edição: Li o livro nessa edição LINDA da Darkside Books (qual edição deles não é linda, não é mesmo?). A qualidade é impecável, além de ter algumas ilustrações e a lombada colorida. Eu amei <3

Nota final: 3,5/5     




12 comentários:

  1. Ultimamente ando muito apaixonada pelo terror, mesmo morrendo de medo. Não sei se já teria coragem de ler O Exorcista, mas fiquei curiosa para ler Legião, pois não me passou mesmo essa sensação de terror. Vou adicioná-lo na minha lista. Aliás, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. O livro me chamou muito atenção, pois é um gênero que eu amo de paixão. Mas perco a vontade de leitura em saber que a leitura se arrastou, não curto isso e confesso que o mesmo aconteceu quando eu li O Demonologista, desanimei total, mas fui até o fim e ele foi desatroso.
    Concordo com você em relação a beleza do livro, a Darkside sempre manda muito bem.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Sempre quis saber do que esse livro falava, porém não li por medo, principalmente, da capa, hahaha. Adorei tua resenha e curti saber que a leitura não dá medo, acho que darei uma chance.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ano passado li mais livros de terror que na minha vida toda haha Nao foram muitos mas é um genero que quero me dedicar mais! Eu tenho um certo pavor do filme do exorcista então confesso que faz tempo que eu falo em ler e acabo dando aquela enrolada basica! Achei interessante ter uma continuação, por mais que o inicio tenha sido arrastado acho que a leitura acrescentou algo a história inicial, né? Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  5. Eu até fiquei curiosa com o livro, mas sou muito medrosa e não sei se conseguira ler. Estou tentando ler terror aos poucos desde o ano passado e tenho feito ótimas leituras, já li até King e estou lendo um livro de contos do Poe. Vou colocar esse livro na minha lista e quando criar coragem vou querer ler.

    ResponderExcluir
  6. Os livros da DS são um caso de amor eterno rsrsrs
    Que bom que gostou da leitura, é um gênero que adoro. Espero que possa ler mais dele.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito boa sua resenha. Ainda não li O Exorcista mas confesso que até estou com vontade de ler para depois ler Legião, pois a história é bem interessante, mesmo com suas ressalvas eu estou curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. Fujo da leitura de O exorcista por medo haha mas fiquei feliz em saber que esse apela mais para o suspense, isso é bacana demais poxa. Essa edição é linda demais. Gostei de saber que ele nao apela para o sobrenatural, porque acaba provando que o ser humano é capaz de coisas horríveis e nem sempre é por culpa de algum apelo divino.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gosto muito do filme e sou fã desse gênero, então com certeza vou querer conferir essa continuação.
    Pelas imagens percebi que a edição tá incrível. Já quero comprar a minha rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que eu não sabia muito bem do que se tratava, mas achei legal o detetive e suas divagações. O meu grande problema é esse início arrastado, eu costumo desistir de livros assim kakaka
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Oii! Acredita que nunca assisti ao filme O Exorcista? Porque eu tinha muito medo na época haha. Mas com o passar dos anos, passei a gostar do gênero. Eu não sabia que essa história fazia ligação com o livro anterior, e a parte do serial killer morto me deixou curiosa haha. A sua resenha está ótima e espero conferir essas duas obras um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito fã de terror, apesar de ler muitos livros com essa temática. Mas creio que no momento, deixo sua dica passar, mas não desconsidero a possibilidade futura de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Meio Wandinha | CRÉDITOS Tema Base por Butlariz