31 de ago. de 2017

[#GirlsInLit] A pequena livraria dos corações solitários + as mocinhas não merecem isso!

| |

Oi gente, tudo bem? Hoje vim aqui com um post que não é uma resenha tradicional, e sim uma crítica a algo que vejo em alguns romances e que tem me incomodado muito ultimamente.
Na semana passada eu conclui a leitura de A Pequena Livraria dos Corações Solitários, da autora Annie Darling. Leitura rápida, flui bem, possui uma ótima ambientação de enredo mas o romance... não sei nem por onde começar.


A história se passa em Londres e possui uma jovem chamada Posy como protagonista. Posy tem seus 28 anos e tem sido orfã há 7. Desde que seus pais faleceram, Posy tem a responsabilidade de cuidar de seu irmão mais novo e recebe ajuda da antiga empregadora de seus pais, a "livreira" Lavinia. Lavinia é dona da livraria Bookends e trata Posy e Sam como se fossem seus próprios netos, portanto, quando a velha senhora vem a falecer, Posy e o irmão ficam perdidos sem sua avó postiça, com medo de serem despejados e terem que se mudar.
Em meio ao desespero, Posy recebe uma ótima notícia e outra nem tão boa assim. A boa notícia é que Lavinia havia lhe dado a livraria! A jovem fica muito feliz em saber, ainda que meio apreensiva com todos a responsabilidade que isso carrega. A má notícia é que teria que cuidar da livraria com ajuda de Sebastian, neto de sangue de Lavinia, e popularmente conhecido como "o homem mais grosso de Londres". A partir daí, a história se desenrola entre a insegurança de Posy em se tornar dona do próprio negócio e as discussões que possui com Sebastian, até que tudo isso evolua em uma "história de amor".

Ter um mocinho com um jeito "bad boy" não é algo ruim dos romances, afinal, muitas dessas histórias acabam sendo muito divertidas de se ler. O problema mora quando os limites entre a evolução de um personagem até atingir o romance são ultrapassados, transformando o mocinho em questão em nada mais que um completo babaca. Vamos tomar Sebastian como exemplo disso.
Sebastian foi sempre um garoto muito mimado pelos pais e por isso não sabe receber um não como resposta. Além disso, vem de uma família muito rica, portanto, acredita que pode se portar da maneira que bem entender em  qualquer ocasião que ninguém irá questioná-lo. Por essas razões, o belíssimo romance proposto pela autora gira em torno das ofensas que Sebastian direciona a Posy e o modo como Posy é "boazinha demais para responder à altura".

Durante o desenvolvimento da história, Sebastian tem diversas atitudes machistas que são realçadas por sua imensa falta de caráter e educação. E isso talvez não tivesse me incomodado tanto se a autora tivesse se preocupado em mudar as atitudes do personagem ao longo da história. Não. Ele começa sendo um grande babaca e termina sendo o mesmo grande babaca.
Primeiramente, Sebastian simplesmente não aceita que Posy é a nova dona da livraria. Ela possui todo o direito de mudar a loja da maneira que bem entender, mas Sebastian não lhe dá ouvidos. Sério. Todo a história é baseada nas falhas de comunicação entre os dois.

Posy quer transformar a Bookends em uma livraria especializada em livros românticos, mas Sebastian não concorda com isso, então, ele simplesmente ignora a existência da garota e começa a tagarelar sobre seus próprios planos para a livraria mesmo ninguém querendo apoiá-lo. E claro, para melhorar ainda mais a história, Posy tem a brilhante ideia de deixar Sebastian fazer o que ele quiser, pois, segundo ela, "ele vai acabar esquecendo e deixando para lá". Isso mesmo. Ele toma frente de um negócio que não é dele, critica todo mundo que faz parte da equipe, não dá ouvidos a ninguém e todo mundo deixa ele fazer o que ele quer, afinal, é o "homem mais grosso de Londres", não é mesmo?
Isso foi a outra coisa que me irritou. Se eu pudesse descrever Sebastian eu diria coisas como "ele é arrogante, metido, machista, mal-educado, assediou Posy em algumas partes do livro, não demonstra respeito pro ninguém, etc etc etc" maaaas, a ofensa mais horrível que a autora decidiu direcionar a ele foi "grosso". Fala sério. O cara tem todas essas atitudes deploráveis e a pior coisa que ele pode ser é grosso? Por favor.
— Sem querer desrespeitar a minha bisavó, mas você é o típico exemplo de por que as mulheres nunca deveriam ter tido direito a voto, Morland — disse Sebastian, passando a mão pela frente do paletó como se Posy tivesse soltado um maremoto de cuspe durante seu discurso apaixonado, o que ela não havia feito. Ou pelo menos esperava que não. — Desde que passaram a votar, todas começaram a ter ideias sobre coisas que não lhes competem. (Página 53)
Essa foi uma de muitas das pérolas ditas pelo mocinho em questão. Vale ressaltar que, "o assunto que não compete às mulheres" a que Sebastian se refere é o fato de Posy ser contra transformarem a livraria em algum prédio corporativo.
Aí você pode estar se perguntando: "Mas Karina, o que esse cara tem de bom?!", e eu respondo: ele é bonito, oras! Essa não é a desculpa universal para a falta de caráter das pessoas?
Afinal, ele pode ser todas essas coisas que eu disse e ainda disparar palavras horríveis à Posy, mas, é tão terrivelmente lindo que a protagonista não perde tempo em escrever um romance de época em que os dois são o casal principal. O nome do livro escrito por Posy? Violada pelo devasso. POR QUE, GENTE? POR QUÊ????

Por que alguns escritores insistem em nos fazer acreditar que as mocinhas não mereciam algo melhor? Sinceramente, foi isso que consegui absorver da história. Sebastian não é somente um personagem de ficção, é um personagem de caráter muito mais palpável do que eu gostaria que fosse. Sebastian é a razão pela qual muitas meninas e mulheres acabam se sujeitando a viver relações que não as fazem bem. Relações em que são constantemente diminuídas e caladas, mas sem nunca se impor - porque, afinal de contas, "ele" sempre tem uma qualidade arrebatadora. No caso de Sebastian, essa característica era a beleza.
Para ser justa, em um único momento do livro Posy se levantou contra Sebastian. Após o ocorrido ele ficou magoadíssimo e decidiu fazer tratamento de silêncio, e a jovem se sentiu extremamente mal por ter feito algo que deveria ter feito há tempos. Ou seja, não serviu de nada.

— Estou dizendo que imagino que você não queira dar às pessoas... aos homens... a ideia errada. 
— Que ideia errada?
— Que você está a fim de alguma coisa de que não está. Ou não deveria estar. Que exemplo você vai dar para o Sam se ficar se jogando em cima de homens depois de se entupir de vodca? — Sebastian suspirou. — Pelo menos conseguiu manter suas outras partes cobertas. 
— A fim de alguma coisa? Me jogando em cima de homens? Minhas outras partes? — Posy repetiu, incrédula.
— Não é bem uma conversa se você só fica repetindo tudo o que eu digo. — Sebastian se inclinou para a frente e olhou bem para o rosto dela. — Tem certeza de que ainda não começou com a vodca?
— Meu Deus. — Ela nem sabia o que dizer. — Sai daqui! Sai daqui agora!
— O quê? O que foi que eu falei? — O que você falou? O que você não falou! Fora! — Posy estava de pé, puxando Sebastian pela mão, mas ele não reagiu bem a ser puxado e enlaçou seus dedos nos dela, de modo que, por um incômodo momento, eles estavam quase de mãos dadas, até que Posy se soltou. — Vamos lá! Se mexe daí! Eu tenho hora. Tenho muitos homens para pegar esta noite, de acordo com você. Supondo que eles não se importem com minhas coxas gordas, claro!
— Você está sendo irracional, Morland — Sebastian disse, desenrolando-se da poltrona e levantando. — Está distorcendo tudo que eu falo. Talvez precise mesmo de uma trepada, porque está incrivelmente tensa. Mas com um homem só — acrescentou depressa, quando Posy deu um urro de pura raiva, embora nunca tivesse urrado na vida. — Um homem só e... (Páginas 108 e 109)
No final do romance, quando os dois estão conversando sobre seus sentimentos, Sebastian diz que só trata as pessoas (incluindo Posy) mal porque "não sabe o que fazer", "as palavras simplesmente saem de sua boca". Obviamente, é o mesmo velho clichê: "ele te trata mal porque no fundo gosta de você".
Bem, eu gostaria de esclarecer algumas coisas. Se um cara te trata mal é por, unicamente e exclusivamente por, ser um tremendo de um babaca. Não significa que ele nutre sentimentos lindos e ocultos por você. E, se caso o fizer, ele precisa se esforçar muito mais para demonstrar isso.

Aí que mora um grande problema de alguns livros de romance: eles fazem com que as mulheres se contentem com qualquer coisa que lhes apareça na frente. Se, em um extremo, temos os príncipes encantados simbolizando o amor ideal e ilusório, também temos os "babacas" que se mostram tão prejudiciais quanto. Quantas mulheres existem que tem problemas amorosos porque não se acham boas o suficientes para viver um amor decente? Até mesmo no livro temos contato com isso. Nina (uma das colegas de trabalho de Posy) está sendo atormentada por um cara em que deu um fora. Isso é o que ela diz após receber uma visita indesejada desse cara:
— Talvez eu devesse transar com ele de uma vez — Nina refletiu. — Tipo, para ele parar de encher o saco. 
É, eu sei. E gostaria de dizer também que eu não acredito que toda mulher deva esperar pelo "homem perfeito". A vida é curta demais para procurar a perfeição. Mas, isso também não significa que você deva esperar que uma mulher se conforme em ter um idiota ao seu lado, simplesmente porque ele surgiu em sua vida.
Confesso que ainda tenho muito a dizer sobre esse assunto mas acredito que esse post já ficou longo demais hahaha vou guardar minhas considerações para uma próxima oportunidade.
Gostaria de ressaltar que em nenhum momento quis ofender ninguém. Se você gostou do livro espero que não se ofenda, até porque essa não foi a intenção. Minha crítica é direcionada ao estereótipo vendido nos livros e não aos leitores dessas histórias. Cada um ler aquilo que lhe faz bem, só estou aqui para expressar meu ponto de vista hahaha

Hoje o post fica por aqui, espero que tenham gostado e não deixem de deixar a opinião de vocês nos comentários ♥




21 comentários:

  1. Olá!! Amei o post. Também acredito que não devemos esperar pelo homem perfeito pois, ele não existe. Temos que saber lidar e conviver com as imperfeições de cada um e isso é essencial par a nossa felicidade e desenvolvimento. quanto a sua resenha eu amei. Gostei demais da forma como aborda o assunto.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem?
      Com certeza, não existem pessoas perfeitas rs
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, muito obrigada pelo comentário <3
      Beijos,
      Karina.

      Excluir
  2. Adorei a resenha!! Parabens

    Www.livrosediversasideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!! Parabens

    Www.livrosediversasideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Karina;
    Estes romances sempre me deixam com a sensação de mais do mesmo, tipíco de Sessão da Tarde. Difícil quando um destes me surpreende, mesmo assim sempre estou lendo o gênero.
    Em particular o citado por você passa a mensagem que estamos farta de ver por aí, que são mulheres se sujeitando a todo tipo de assédio psicológico para manter uma relação que muita das vezes não deveriar nem ter começado.
    Parabéns por expor sua opinião, acredito que muitas precisam olhar estas relações com outros olhos e não simplesmente suspirando de amores.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, concordo com você, muitos dos romances por aí trás esse tipo de personagem grosseiro que não se cansa de pisar na mocinha, até se descobrir apaixonado, é um tema muito repetitivo, gostei da forma que você apresentou o tema.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu ainda estou com esse livro na minha estante para ler e espero que seja uma leiturinha agradável.
    Gostei de ver suas impressões e suas críticas sobre relacionamentos.
    Não vejo a hora de conferir toda narrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Gente, que cara ridículo!!! Babaca e grosso são adjetivos bem leves para ele. Perdi toda a vontade de ler. Gosto de Bad boys, mas é preciso ter respeito e educação. Também não gostei das atitudes da Posy, não dá para aceitar certas coisas assim, tão calada e de boca fechada. Eu até entendo que era o normal da época, mas tem certas coisas que não dá.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Karina que livro mais lindo menina, com toda certeza eu adoraria ler e me aventurar nessa história, o que eu não gostei foi do cara, só de imaginar que a história possui um personagem assim dá vontade de atirar o livro pela janela.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá adorei ler sua críticas.Que pra que tem personagens assim os livros né

    ResponderExcluir
  10. Olá adorei ler sua críticas.Que pra que tem personagens assim os livros né

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Menina quanta sinceridade em? Adorei. Confesso que estava bem curiosa para essa leitura mas a sua resenha já me deixou com o pé (ou talvez o corpo inteiro) atrás. Eu amo bad boys mas eles também não podem ser um completo babacão o livro inteiro né? Também gosto de livros onde a protagonista é bem girl power o que me parece que eu não vou encontrar nesse livro :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Caraca, adorei seu desabafo! Realmente, às vezes tem uns mocinhos nesses romances que só por Deus... Queria muito ler o livro, mas depois dessa... hahahah

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  13. Meu problema com a grande maioria dos romances (românticos) é com os esteriótipos dos mocinhos bad. Quase todos têm o mesmo perfil: machista, controladores. O pior é que os autores normatizam essas relações abusivas. Fazem com que as leitoras sonhem com homem assim. A grande maioria não vem problemas nisso.
    Acho ótimo quando as narrativas problematizam relações abusivas. Com personagens com camadas obscuras. E até acho legal que eles se redimem no final. No entanto, é preciso fazer um reflexão sobre todas essas questões.

    Parabéns pelo texto. Adoro ler reflexões assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vou ser sincera: minha experiência com esse livro foi bem diferente da sua, mas vou pensar em tudo isso que você colocou aqui. Eu não senti tanto assim, mas pode ser que eu tenha deixado passar.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro, maaaaaaaaaas não é só esse que possui esse problema né?? É uma pena. Mas os clichês estão ficando cada vez mais repetitivos e sem novidades nenhuma, eu até gosto de clichê, mas muitas vezes são mais do mesmo o que é péssimo. Odiei esse Sebastian e já não curti muito.
    Achei muito bacana as suas considerações.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. oi, carina. Me identifico muito com suas opiniões, e também me senti bem decepcionada com essa obra. Em primeiro lugar, aquele jeitão meio desleixado da personagem quis dar a impressão de ser engraçado, mas para mim só soou as vezes como desleixo mesmo, a autora meio que quis dizer que a pessoa só porque vivia no mundo dos livros não dava atenção para oresto das coisas. E sim, esse cara, o relacionamento para mim soou muito horrível, e ele um tremendo babaca, e ela também por aceitar tudo. Foi um livro bem irritante para mim e não estou pretendendo ler os próximos da série.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não se preocupe, você não me ofendeu em momento algum, pelo contrário, seu post me serviu de alerta, pois eu morria de vontade de ler esse livro e agora quero só distância! Uma pena que o livro tenha sido tão mal trabalhado.

    ResponderExcluir
  18. olha, esse não é o tipo de livro que compraria, mas o estilo oferece isso mesmo, personagens ruins, basta ter um olhar crítico. mas a literatura não tem obrigação com nada, o problema não é o personagem me si, mas a repetição cansativa desse tipo de personagem que não transcende de algo fútil. 'Por que alguns escritores insistem em nos fazer acreditar que as mocinhas não mereciam algo melhor?' é uma questão complicada, talvez se você ampliar teu leque de leitura encontre coisas fabulosas dentro da literatura. Enfim, se você ficou incomodada é algo positivo, significa que seu senso crítico está mais aguçado e não acredito que seu desabafo foi ofensivo, pelo contrário, é uma percepção válida, pois esse é o tipo de livro que serve para alimentar a indústria do entretenimento e problemas assim e e inclusive piores serão encontrados.

    ResponderExcluir
  19. Olá, curti muito a resenha, pois estava curiosa com esse livro e ainda não tinha lido nada a respeito...adorei!

    Já estou adicionando à lista de novas aquisições.

    Abraços

    ResponderExcluir

Meio Wandinha | CRÉDITOS Tema Base por Butlariz