16 de set. de 2017

Muitos rituais sangrentos: Coração Satânico de William Hjortsberg

| |
Tem coisa mais fofa do que meu Baphomet bebê?
Olá pessoal, tudo bem? Primeiramente quero me desculpar por ter dado uma sumida aqui do blog mas vida de vestibulando não é fácil hahaha a gente acha que pode relaxar mas aparecem 10 pesquisa, 80 redações e 20 simulados para gente fazer. Felizmente, mesmo com toda essa correria eu tive tempo para ler e vim trazer minhas impressões sobre o livro Coração Satânico de William Hjortsberg.

Título: Coração Satânico

Autor: William Hjortsberg

Editora: Darkside Books

Páginas: 320

Ano de publicação: 2017

Adicione: SkoobGoodreads

Adquira: SaraivaAmazonSubmarino 

O livro conta a história do detetive particular Harry Angel, que recebe um telefonema de um procurador perguntando se Angel estava disponível para um novo trabalho. O detetive aceita a proposta e combina de se encontrar com seu novo cliente, Louis Cyphre. No encontro, Cyphre dita as instruções para Harry: ele precisa que Harry investigue o desaparecimento de um cantor de swing, o famoso Johnny Favorite. O artista havia sido convocado para a Segunda Guerra, onde foi gravemente ferido e teve de voltar para Nova York. Apesar do que alguns registros diziam, Favorite não se encontrava em um hospital de veteranos de guerra e ninguém havia o visto pelos últimos 15 anos. Cyphre estava interessado no sumiço de Johnny por questões financeiras, remanescentes de algum contrato que ambos fizeram com algumas medidas a serem tomadas caso Favorite morresse. Essa era a missão de Angel: descobrir se Johnny Favorite estava morto, e se não tivesse, descobrir onde estava.
A partir de então todos os acontecimentos bizarros tem início: o que parecia mais um simples caso de desaparecimento toma proporções sombrias e sobrenaturais tomando como elementos assassinatos, rituais assustadores, sacrifícios, bruxaria e muitas outras coisas que só são descobertas durante a leitura.
Fazia algum tempo que eu não lia um livro tão bom quanto Coração Satânico. A escrita do atuor flui super bem e o que mais gostei é que o livro foi escrito de forma bem direta, sem enrolações para prender o leitor, sem mistérios sendo prolongados mais do que o necessário. Cada mistério ia se resolvendo cada vez que um ainda maior ia surgindo, para culminar um final completamente surpreendente e inusitado.
Coração Satânico é um livro completamente diferente de todos que eu já li, possui uma história extremamente original e bem estruturada. E, pensei comigo mesma, eu ainda não li muitos livros durante a vida, então não é particularmente difícil encontrar algum que seja diferente, porém, ao final do livro temos um nota de Stephen King falando sobre a história. Na nota, King diz: "É um livro único. Nunca tinha lido algo remotamente semelhante, e suspeito que jamais encontrarei algo parecido novamente". Ou seja, recomendo a todos dar uma chance a esse livro hahaha
Durante a história, duas religiões são citadas: o satanismo óbvio e a Obeah, uma religião de matriz africana, com raízes semelhantes ao candomblé aqui do Brasil. Apesar de todos os aspectos macabros atribuídos a essas religiões ao longo da história, uma nota do autor no final da obra ressalta que os acontecimentos retratados são apenas obras da ficção. Gostei bastante do posicionamento do autor acerca da questão porque, em muitos livros de terror, o satanismo ou qualquer religião minimamente diferente ao que estamos acostumados a ver em nosso cotidiano são tratadas como "seitas malignas" sendo que na verdade não o são, contribuindo muito para o preconceito e a intolerância religiosa que tanto vemos no noticiário. Pode parecer bobo, mas um esclarecimento como "isso não acontece de verdade" faz muita diferença em um livro que mistura sobrenatural com a realidade.
Ademais, eu simplesmente amei esse livro, se tornou um de meus favoritos. Se você gosta de mistérios bem estruturados, elementos inovadores e finais surpreendentes (quem não gosta dessas coisas, né? hahaha) tenho certeza que irá gostar de Coração Satânico!

Já conheciam o livro? O que acharam da história? Leria? Me contem nos comentários ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meio Wandinha | CRÉDITOS Tema Base por Butlariz